segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Tradição e formação de instrutores de karate no Brasil

No capítulo Tradição e formação de instrutores de Karate no Brasil, José Vianna e Hugo Lovisolo promovem uma reflexão histórico-social sobre este processo formativo, traçando um perfil destes instrutores de Karatê, e considerando a existência de eventuais conflitos entre as formas tradicionais de formação e o atendimento das necessidades atuais de desenvolvimento do Karate, decorrentes das demandas sociais na sociedade contemporânea.
Aborda igualmente, a conflitualidade existente entre várias expressões corporais e o contexto legislativo brasileiro após a regulamentação da profissão de Educação Física no Brasil, e neste caso específico do Karate, geradores de tensões e de batalhas jurídicas, que culminou com várias decisões que tem gerado distintos ajustamentos para o funcionamento das distintas expressões corporais de luta em geral, e do Karate em particular.
Em decorrência de várias fatores inerentes à formação dos instrutores de Karate e das demandas sociais que sobre esta recaem na sociedade contemporânea, conjugadas com as conflitualidades entre o tradicional e o moderno e os conflitos institucionais e jurídicos, os autores entendem e justificam a necessidade de investimentos em pesquisas sobre esta modalidade nos seus mais diversos âmbitos, para deste modo, tornar os instrutores e prática corporal multifacetada mais eficientes nos dias que correm. 

Paulo Coelho
Universidade de Coimbra


Fonte: VIANNA, J. A (Org.) KARATE: Bases para o treinamento. – 1. ed. – Porto Alegre: Revolução eBook, 2016. 

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