RUFFONI, R.; ANJOS, R. C. Lutas
na infância, da iniciação à reflexão competitiva. In: VIANNA, J. A. (Org.). Lutas. São Paulo: Fontoura, 2015, p.
39-68.
Resumo
O Presente trabalho tem por
objetivo refletir sobre os conteúdos das lutas que permeiam a prática da
Educação Física Escolar, seja no ensino fundamental ou no médio. Além disso,
buscamos também identificar, á luz dos estilos de Muska Mosston, como ocorre a
práxis pedagógica dos professores que ministram as aulas de lutas em geral, e
de judô em especial, nos ambientes escolar e não escolar. Por fim, realizamos
uma breve discussão sobre o modelo de competição infantil que privilegie a
participação e aponte para a amenização da carga de responsabilidade existente
nas atividades esportivas desenvolvidas com crianças.
Sobre os autores
Ricardo Ruffoni
Doutor em Ciências do Desporto
pela Faculdade de Motricidade Humana (Lisboa) e 6º DAN de Judo. Professor
Adjunto e Coordenador do curso de Educação Física na Universidade Federal Rural
do Rio de Janeiro. Líder do grupo de pesquisa “Laboratório de dimensões sociais
aplicadas à atividade física e ao esporte – LABSAFE”.
Roberto Corrêa dos
Anjos
Mestre em Educação Física pela
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Advogado, inscrito na OAB. Professor
Assistente no Instituto de Aplicação da UERJ. Membro do Tribunal de Ética e da
Câmara de Educação Física do Conselho Regional de Educação Física da 1ª Região,
Faixa Preta de Judo 5º DAN.
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