ANJOS, R. C.; RUFFONI, R. A luta como conteúdo da educação física na
educação básica e a formação do profissional. In: VIANNA, J. A. (Org.). Lutas. São Paulo: Fontoura, 2015, p.
69-108.
Resumo
São inúmeras
as dimensões pelas quais podemos tratar da inserção da luta como conteúdo da
Educação Básica. Nesta breve explanação, buscaremos responder duas perguntas:
a) É exigida a formação em curso superior de Educação Física para ministrar
aulas de luta na escola? b) O professor de Educação Física que não vivenciou a
prática de alguma luta está apto a ministrar esse conteúdo na escola? Para
responder à primeira indagação, realizaremos uma análise dos dispositivos
legais que tratam da matéria, passando pela Lei de Diretrizes e Bases da
Educação, pela Lei 9.696/98 que regulamentou a profissão de Educação Física e
pelo entendimento jurisprudencial em relação ao tema. Quanto à segunda,
discutiremos o conceito de luta e os objetivos desse conteúdo na matriz curricular
da Educação Básica, procurando identificar de que maneira a luta pode
contribuir com a formação das crianças em idade escolar.
Sobre os autores
Roberto Corrêa dos
Anjos
Mestre em Educação Física pela
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Advogado, inscrito na OAB. Professor
Assistente no Instituto de Aplicação da UERJ. Membro do Tribunal de Ética e da
Câmara de Educação Física do Conselho Regional de Educação Física da 1ª Região,
Faixa Preta de Judo 5º DAN.
Ricardo Ruffoni
Doutor em Ciências do Desporto
pela Faculdade de Motricidade Humana (Lisboa) e 6º DAN de Judo. Professor
Adjunto e Coordenador do curso de Educação Física na Universidade Federal Rural
do Rio de Janeiro. Líder do grupo de pesquisa “Laboratório de dimensões sociais
aplicadas à atividade física e ao esporte – LABSAFE”.
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